Newsletter

“Março Consciente”: mês convida a pensar sobre a condição da mulher no trabalho

8 de março de 2018

Com a chegada do mês da mulher, iniciam-se as campanhas de Combate e Prevenção do Assédio Sexual no trabalho.

O Instituto Latino Americano de Defesa e Desenvolvimento Empresarial (ILADEM), entidade mantida pela BRG Advogados, iniciou em junho de 2016, uma campanha de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual no ambiente de trabalho. E neste mês de março, o mês da mulher, inicia uma nova fase para a conscientização da condição das mulheres na sociedade e no trabalho. Será promovido um debate com temas que impactam diariamente a vida das mulheres, como o assédio sexual.

A mulher está cada dia mais sujeita ao assédio sexual em todas as carreiras, e isso acontece, principalmente, por conta do preconceito enraizado em nossa sociedade. Essa mentalidade permeia nossas relações, independente da condição social ou do nível de escolaridade. De acordo com os dados da Organização Internacional do Trabalho – OIT, 52% das mulheres já sofreram assédio em ambiente corporativo.

No Brasil, os dados mostram que 86% das mulheres brasileiras ouvidas sofreram assédio em público. Isso significa que o corpo da mulher é considerado pertencente ao espaço público e a violência sexual no ambiente de trabalho pode ser o exemplo da relação entre controle do corpo feminino e divisão sexual do trabalho.

O assédio sexual acontece de diferentes formas: insinuações, mensagens, gestos, contatos físicos forçados ou até mesmo convites inconvenientes. Estas situações que caracterizam o assédio, têm sempre  como pano de fundo: ameaças para manter o emprego da profissional, influência em suas promoções, humilhação, insulto ou intimidação.

Em todos os casos, a execução do abuso vem pela insistência e a não reciprocidade. O assediador oferece uma vantagem na empresa ou, em casos mais extremos, sinaliza o desligamento do funcionário(a).

Neste mês da Mulher, lançaremos artigos sobre as boas práticas corporativas que podem ajudar na promoção de um ambiente mais justo para mulheres.  Conscientize-se!

 



Bertolucci & Ramos Gonçalves Advogados
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 184 - 9º andar | Centro - São Paulo
Tel.: (11) 3242-0097 - e-mail: brg@brgadvogados.com.br

© copyright 2018 - Todos os direitos reservados