Newsletter

Outubro Rosa: um olhar para além da saúde da mulher

5 de outubro de 2017

Reparem que em nosso dia a dia, não nos chocamos como a propaganda de cerveja que só mostra peito e bunda de mulher. Notem que sequer fazem qualquer menção às qualidades e sabores da cerveja. É só bunda e peito. Podemos observar, inclusive, que em tais anúncios o foco da câmera não está no rótulo da cerveja, ou na garrafa, ou na marca. Nada. O foco está na bunda da atendente. Estou falando da cerveja, mas poderia falar de quase tudo: é propaganda de absorvente com mulher nua, lingerie com mulher sendo objeto sexual, de motocicleta, carros, enfim…

Estou dando essa volta para mostrar que essa forma de tratar a mulher está aí, massificada pelos meios de comunicação que veiculam tais mensagens. Não vou tratar dos gestores das empresas que utilizam tal forma de propaganda. Não tenho a menor dúvida que são responsáveis por isso, no entanto, tenho a percepção de que talvez não enxerguem o que fazem. No ímpeto de alcançar seus resultados, não notam o mal que socialmente propagam.

Todavia, no ambiente de trabalho, em que atuam tais gestores, comportamentos até mais danosos são diariamente repetidos e nem nos damos conta. Quem sofre são elas. E sofrem. Ontem recebi um relato de uma mulher que me disse que essa realidade a acompanhara por 15 dos seus 21 anos de vida profissional. Aqui e acolá. Pensei: 15 anos convivendo com isso?! É desumano!

Com a chegada do mês de outubro, iniciam-se as campanhas de Outubro Rosa, conhecidas pela conscientização da saúde da mulher, focando-se principalmente na importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Aproveitando o ensejo, o escritório Bertolucci & Ramos Gonçalves Advogados inicia neste mês uma campanha também para a conscientização sobre estas questões que afetam as mulheres em seu dia a dia, sobretudo no ambiente corporativo. Promoveremos um debate de tópicos como o assédio sexual e a imagem da mulher na publicidade, além de outros temas.

Semanalmente, serão lançados artigos tratando de temas que analisarão como ações embasadas na legislação ou boas práticas corporativas podem ajudar na promoção de um ambiente mais justo para mulheres em nossa sociedade.

Marcus Vinicius Ramos Gonçalves

Sócio da Bertolucci e Ramos Gonçalves Advogados. Prof. Convidado da Pós-Graduação da FGV-RJ. Presidente da Comissão de Estudos em Comunicação da OAB/SP. Presidente do ILADEM (Inst. Latino-Americano de Defesa e Desen. Empresarial).



Bertolucci & Ramos Gonçalves Advogados
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 184 - 9º andar | Centro - São Paulo
Tel.: (11) 3242-0097 - e-mail: brg@brgadvogados.com.br

© copyright 2017 - Todos os direitos reservados