Frente ao cenário econômico que assola o país, diversas empresas enfrentam constantes crises financeiras que demandam dos empresários políticas perspicazes para “sair do buraco”. Com a alta da inflação e o aumento significativo dos juros, fundos de investimentos abandonaram os negócios mais arriscados, dentre eles as startups.
O planejamento é o ponto inicial para a criação de qualquer empresa, e com as Startups o caminho não é diferente. O sucesso do projeto e a gestão eficiente de crise está intimamente ligada a uma assessoria jurídica preventiva de qualidade, no entanto, muitos empresários ainda consideram esse serviço desnecessário, até o momento em que se deparam com situações que causam prejuízos significativos ao seu patrimônio.
Normalmente, os investidores de Startups têm uma compreensão simplória dos serviços jurídicos necessários para atuação do seu negócio, e por vezes desconhecem as questões legais que terão de enfrentar ao longo da jornada até a sua consolidação no mercado. E é neste cenário que, para passar pela crise financeira, o primeiro passo dado pelos empresários é a redução do quadro de colaboradores, razão pela qual a empresa é comumente levada ao judiciário.
É notório que as leis são editadas constantemente, o que traz consequências jurídicas para todos os empresários e a assessoria jurídica se faz importante para reduzir custos trabalhistas, tributários, previdenciários e civis, potencializando a sobrevivência das Startups no mercado. Uma das melhores alternativas para evitar crises é a contratação de uma assessoria jurídica preventiva que, se presente desde a fase inicial do projeto, proporciona tranquilidade e segurança jurídica para a empresa, aumentando ganhos, reduzindo custos e demonstrando a sua credibilidade.
Assim, a contratação de um assessoria jurídica pode evitar muita dor de cabeça, reduzindo eventuais problemas e minimizando consideravelmente possíveis prejuízos ao patrimônio da empresa e do empreendedor, além de resolver questões como: Planejamento societário, estrutura societária, elaboração e revisão de instrumentos societários; assessoria trabalhista, evitando demandas no Poder Judiciário e no Ministério Público do Trabalho; planejamento tributário, reduzindo tributos e evitando o envolvimento em processos fiscais; orientação de compliance em LGPD e demais normas regulatórias.
A BRG Advogados tem soluções tangíveis à sua Startup, visando eliminar problemas que demandem gastos desnecessários e prejudiquem a imagem da empresa dentro do mercado competitivo. Os riscos sempre existirão, mas a atuação preventiva ajudará a minimizá-los e, até erradicá-los.
Pensando nisso, ano passado a BRG Advogados criou uma divisão especializada em ajudar e assessorar startup’s: a Startup.Mate.
A Startup.Mate existe para auxiliar o empreendedor na tomada de decisões, especialmente naquelas que se relacionam com os serviços jurídicos da empresa. Portanto, se deseja ter o sucesso que sempre sonhou, a Startup.Mate é o amigo que você precisa.
Converse conosco e veja o que a Startup.Mate pode fazer por você.