O cenário atual nos mostra que as demissões, estão cada vez mais ganhando um novo formato, sendo compartilhadas nas redes sociais, especialmente no Tik Tok. Profissionais têm gravado suas próprias demissões, e os vídeos acumulam milhões de visualizações. No entanto, especialistas afirmam que a prática da “demissão responsável” ainda está em uma fase inicial de desenvolvimento no país.

A falta de transparência é uma das principais queixas dos profissionais demitidos, que muitas vezes recebem a notícia sem nenhum feedback anterior ou são desligados por chamadas de vídeo de menos de um minuto. Isso reflete o despreparo das lideranças, que muitas vezes só vão pensar em como fazer uma demissão quando precisam, de fato, demitir e não sabem como conduzir esse processo delicado.

Segundo especialistas, é possível realizar demissões de forma responsável, minimizando os impactos na vida emocional e financeira do profissional. Isso envolve um processo que antecede a demissão, incluindo a prática de feedbacks e, caso necessário, a preparação para cortes em massa.

A cultura de transparência permite que tanto funcionários quanto empresas tenham uma visão mais clara sobre o processo de demissão, evitando impactos negativos na reputação da companhia e na carreira do profissional. No entanto, especialistas ressaltam que é importante agir com cautela ao gravar a própria demissão para evitar possíveis consequências legais e danos à carreira.

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Fonte: Estadão

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