A nova propaganda da Gillette Venus, envolvendo a “PPK da Cláudia”, levanta questões sobre a ausência proposital de observância do “compliance” como estratégia de marketing polêmico, isso por que a personagem tem formato de vulva e busca apresentar ao público feminino produtos para a área íntima
No entanto, a abordagem controversa busca chamar a atenção para questões sexistas, mas pode desrespeitar princípios éticos ao utilizar a imagem feminina de forma sensacionalista. A responsabilidade das marcas é promover a inclusão sem recorrer a estratégias que possam ferir valores essenciais de respeito e igualdade.
A Gillette deve reconhecer a importância do “compliance” como um guia para suas ações, garantindo que todas as suas campanhas publicitárias sejam construídas com base em princípios éticos e legais. Ao negligenciar essa observância, a empresa arrisca a confiança dos consumidores, bem como a imagem e a perenidade da empresa.
É fundamental estabelecer um processo de avaliação e revisão de conteúdo robusto para evitar situações que possam comprometer a imagem da marca. A busca pelo lucro não deve sobrepor-se à responsabilidade social e à ética empresarial. O “compliance” deve ser encarado como um guia para garantir que as ações de uma empresa sejam transparentes, respeitosas e em conformidade com as leis e princípios morais.
Diante disso, percebe-se o quão importante é a implementação de um bom programa de compliance em uma empresa, bem como demonstra-se a importância em se escolher um bom profissional para aplicação do “compliance”. Para isso, a BRG Advogados, escritório especializado em assessoria e desenvolvimento de programas de compliance, pode ajudar sua empresa a implementar seus sistemas de controle e governança, mitigando riscos.
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Cinthia Pereira