O Coritiba, um dos principais times de futebol do Paraná e do Brasil, anunciou um acordo com a Treecorp Investimentos para a venda da sua sociedade anônima do futebol. A notícia foi divulgada em comunicado oficial emitido pelo clube.
Segundo o comunicado, o acordo prevê a venda de 90% da sociedade anônima do futebol do Coritiba para a Treecorp, com opção de compra dos outros 10% em um prazo de cinco anos. A Treecorp é um fundo de investimentos com experiência no setor esportivo e já investiu em outros clubes de futebol no Brasil.
De acordo com o presidente do Coritiba, Samir Namur, a venda da sociedade anônima do futebol é uma medida importante para garantir a sustentabilidade financeira do clube e permitir a retomada do sucesso dentro de campo.
A proposta teve 95% de aprovação dos sócios-torcedores, informou o Coritiba. O acordo ainda precisa ser aprovado pelos órgãos reguladores do futebol brasileiro e pelos sócios do Coritiba em assembleia geral. Caso seja aprovado, a Treecorp se tornará a nova proprietária da sociedade anônima do futebol do Coritiba e assumirá o controle das decisões estratégicas do clube.
As Sociedade Anônimas de Futebol foram introduzidas no Direito brasileiro com a Lei nº 14.193/2021.
As SAF’s podem ser criadas por 3 formas:
- pela transformação do clube de futebol em Sociedade Anônima do Futebol;
- pela cisão do departamento de futebol do clube e transferência do seu patrimônio relacionado à atividade de futebol;
- pela iniciativa de pessoa natural ou jurídica ou de fundo de investimento.
Mas afinal de contas, vale a pena um clube virar SAF? A resposta é sim!
Sem levar em conta às peculiaridades de cada clube, pode ser uma grande valia tornar-se uma S.A.F. A nova forma legal é uma boa oportunidade de se criar uma estrutura societária segura, estável e robusta para o exercício das atividades futebolísticas do clube. Entre os benefícios da SAF para os clubes de futebol, podemos destacar:
- Atração de investidores;
- Profissionalização da gestão;
- Redução da carga tributária
- Acesso a novas fontes de receita;
A BRG advogados pode auxiliar na reestruturação dos clubes, fornecendo assessoria e consultoria na negociação e elaboração de contratos, na aquisição de benefícios fiscais e viabilizando operações financeiras envolvendo o ativo dos clubes. Fale com nossos especialistas para saber mais sobre a estruturação da SAF e a captação de investidores. Veja como podemos ajudar a transformar a história do seu clube.
Inscreva-se para receber informações, notícias e tendências