Cada vez mais as mulheres vêm conquistando seu espaço no mercado de trabalho, destacando as características femininas em meio às organizações e tornando-as um diferencial. Com a mudança cultural que vem acontecendo aos poucos, está sendo cada vez mais comum encontrar mulheres assumindo o papel de liderança.
Uma grande referência no mundo corporativo é a empresa Magazine Luiza, que publicou em 2022 o projeto de Política de Diversidade e Inclusão denominado “Programa de Integridade Porque Certo é Certo”, contendo como uma de suas diretrizes a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
A empresa passou a evidenciar o tema diversidade, pressionando as lideranças corporativas a terem ações e diálogos sobre tornarem as demais empresas favoráveis à inclusão. Isso tende a ser bem recebido pelo público em geral, refletindo positivamente nos negócios.
Nesse contexto, buscando um novo reforço ao combate de disparidades foi sancionada em 03 de julho de 2023 a Lei da Igualdade Salarial, que traz regras claras para determinar que homens e mulheres recebam salários iguais quando desempenham a mesma função e trabalho de igual valor, assegurando critérios justos de remuneração.
A Lei n.º 14.611/2023 também altera a Consolidação das Lei Trabalhistas (CLT), passando a prever a possibilidade de condenação do empregador ao pagamento de multas e/ou dano moral, ainda estabelecendo diversos mecanismos de transparência salarial.
As empresas com mais de 100 funcionários devem ficar atentas para prevenir a ocorrência de penalidades, como por exemplo a aplicação de multa que pode chegar ao valor de 100 salários-mínimos, em caso de não apresentação semestral de Relatório de transparência salarial.
Diante de tamanha novidade, as empresas precisam adaptar-se a implementação de medidas de treinamento, criação de programas de incentivo e relatórios de dados específicos sobre os critérios de remuneração adotados.
Combater o comportamento abusivo nas organizações, demonstra aos seus interessados que a empresa atua de maneira transparente e incentiva à manutenção e o progresso do público feminino no mercado de trabalho.
A implementação dessas práticas vai além de prevenir problemas futuros, é estabelecer um legado de seriedade e sucesso.
Está na hora de salvaguardar o futuro da sua empresa com ética e transparência. A BRG Advogados está preparada para fornecer orientação legal e suporte especializado transformando a equidade salarial em um diferencial estratégico para a sua empresa. Não hesite em nos contatar para entender como podemos ser úteis para você. Permaneça constantemente atualizado e bem-informado.
Por Marcella Rodrigues de Oliveira